PLANO DE AULA: 00
DATA: 15/08 - 19/08
SÉRIE: 3º anos
RECURSOS: bambolês;
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS
Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
OBJETOS DO
CONHECIMENTO
Brincadeiras e jogos populares do Brasil, do mundo, de matriz indígena e africana
HABILIDADE(S) A SEREM DESENVOLVIDAS
(EF35EF01) Experimentar, fruir brincadeiras e jogos
populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana
e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico presente no
contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças
individuais de desempenho dos colegas.
(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.
OBJETIVO
ESPECÍFICO
Aprimorar a coordenação motora global e desenvolver a capacidade condicional de agilidade, a capacidade condicional de força, as capacidades coordenativas de orientação e equilíbrio e demonstrar atitudes de respeito ao oponente.
METAS/AVALIAÇÃO
Avaliar os avanços motores nas atividades práticas, levando em consideração o esforço permanecer em equilíbrio
METODOLOGIA/ATIVIDADES
BRIGA DE GALO: Separar os alunos em duplas, considerando biótipos físicos semelhantes nesse primeiro momento, para que haja mais igualdade na brincadeira. Comentar que essa brincadeira é realizada com um pé só e o objetivo é fazer com que o colega coloque o pé suspenso no chão. Para isso acontecer, é necessário desequilibrar o colega apenas pelos ombros. Explique que, ao mesmo tempo que o aluno ataca, deverá se defender. Como variação da atividade, disponibilize um bambolê para cada dupla e estabeleça como regra não sair do bambolê. Deixe-os experimentar a brincadeira aprimorando as estratégias para manter o equilíbrio.
* E não podendo esquecer dos registros:
Parabéns! muito legal a aula.
ResponderExcluir